quarta-feira, 11 de julho de 2007

IKEBANA SANGUETSU



Mokiti Okada (1882-1955) – filósofo espiritualista, nascido no Japão – desejando estabelecer um Mundo Ideal, dedicou sua vida à purificação e elevação do espírito do homem. Ele ensinou que o contato com obras artísticas de alto nível não apenas eleva o ser humano espiritualmente, mas também lhe proporciona força geradora de felicidade.




Dessa forma, valorizou a Arte e deu-lhe um grande incentivo. Ele nutria um profundo interesse pela ikebana. Costumava preparar pessoalmente os arranjos com que ornamentava os cômodos de sua residência, sempre enfatizando a importância da simplicidade, do respeito à Natureza e da expressão do sentimento sincero na vivificação floral.





Ele ensinou que a
ikebana sanguetsu tem o poder de transmitir energia e vibração positivas. O estilo Sanguetsu foi criado tendo como modelo as vivificações florais de Mokiti Okada, e tem como base o sentimento de amor pela humanidade com que ele impregnava seus arranjos. Por isso, quanto mais esse sentimento for difundido, mais fácil será construir um mundo melhor, sem doença, miséria e conflito, alicerçado na verdade, no bem e no belo.





Com base nessa filosofia e no desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem através das flores, foi fundada a Academia Sanguetsu por Itsuki Okada (filha de Mokiti) no Japão, em 1971. No Brasil, foi introduzida em 1974.


Fonte: http://www.fmo.org.br/fmo/cultura/sanguetsu/home.asp
Fotos: Larissa Belkis

Nenhum comentário: