quarta-feira, 7 de março de 2007

Monseur Baudrillard




A modernidade é controversa. Faz parte do nosso ser, de nossos instintos da nossa própria controversa. Mas ser o pioneiro do pós-modernismo é um título que o próprio Jean Baudrillard negava.

Crítico feroz da cultura de consumo e da sociedade moderna, (nossa será que ele era indignado por natureza como eu?). Baudrillard….

Aos 77 anos ele nos deixou nesta terça-feira, deixando ao mundo esta pequena lista de obras relacionada abaixo, que deixo para algum curioso tentar entender esta mente que ajudou a inspirar os irmãos Wachowski na trilogia de "Matrix".

No primeiro dos três filmes, o personagem Neo, interpretado por Keanu Reeves, aparece escondendo um de seus programas subversivos no interior do livro "Simulacros e simulação", um dos mais de 50 escritos pelo pensador francês.

Ele é um daqueles nomes que te perseguem na universidade. Um daqueles nomes que você jura que vai ler mais um livro nas férias. Adoro aquela idéia de que cada livro é um amigo. Assim posso me encontrar com Monseur Baudrillard quando quiser. Viu? As coisas são infinitas, ou não? Não sei, sou moderna, não cheguei ainda ao pós-modernismo de Baudrillard. Quem sabe um dia...

América
As estratégias fatais
À sombra das maiorias silenciosas
A sociedade de consumo
A transparência do Mal: ensaio sobre os fenômenos extremos
A troca impossível
A troca simbólica e a morte
A violência do mundo
Cool memories (série de quatro livros com ensaios)
De um fragmento ao outro
Estação liberdade
Ilusão Vital
O anjo de estuque
O crime perfeito
O espírito do terrorismo
O paroxista indiferente
O sistema dos objetos
Palavras de ordem
Para uma crítica da economia política do signo
Power inferno
Relógio d'água
Senhas
Simulacros e simulação
Tela total: Mitos-ironias da era virtual e imagem
Telemorfose

Nenhum comentário: